top of page

Prevenção da Perda Auditiva 

Como usar corretamente seu fone de ouvido sem prejudicar sua audição 

be2b2411-6079-4dd9-aa75-063f9cb483db.jpg

Falamos com frequência sobre a obrigatoriedade e importância do uso de EPI´s (Equipamento de Proteção Individual) para trabalhadores expostos a ruídos de alta intensidade (por exemplo os metalúrgicos). Mas você sabia que o uso frequente de fones de ouvido, dependendo do volume é tão prejudicial a saúde quanto o trabalho exposto a ruídos?!

fone_2.001.jpeg

Cuidado com o volume! Não devemos usar os fones para mascarar completamente os sons. Precisamos ouvir os sons a nossa volta, inclusive para nossa proteção física, por exemplo sons de carros ao atravessar a rua. E o som não pode estar tão alto ao ponto de quem está ao nosso lado conseguir ouvi-lo. . 

Uso de fones de ouvido estilo headset, com abafadores são menos prejudiciais pois reduzem os ruídos externos também evite o uso prolongado de fones de ouvido, faça descansos e desfrute do silencio sempre que possível. 

Evite dormir com fones de ouvido, pois é um corpo estranho, podemos ferir a orelha. Se for necessário terapia sonora como parte de alguma estratégia terapêutica converse e siga as orientações do profissional que indicou a fim de evitar danos futuros.

Isso porque o ouvido é extremamente sensível, dependendo da intensidade e tempo de exposição a sons intensos, podemos feri-lo de forma irreversível. Segue algumas dicas para usar o fone de ouvido sem prejudicar sua saúde auditiva. 

bia fone.001.jpeg

Lembre-se do ditado popular “Tudo o que é em excesso faz mal”. Se você perceber qualquer dificuldade para ouvir os sons e pessoas a sua volta, ou mesmo apresente zumbido, pode ser sinais de perda auditiva. Procure fazer uma avaliação auditiva para o diagnóstico precoce.

Beatriz Andrade Fonoaudióloga da Livre 

bottom of page